Como proteger a empresa e sua equipe da crise do corona-vírus
Estamos em meio de uma crise sem paralelo no Brasil causada pela pandemia do corona-vírus, e que nos impõe quarentenas e fechamento de escolas, eventos e atividades comerciais.
O mundo está fechando as portas e muitas empresas passarão por dificuldades. Mas aqueles empresários que estão buscando oportunidades para minimizar impactos causados por essa crise e podem sair fortalecidos.
Mas, em momentos de turbulência e incerteza, como proteger o patrimônio e sua equipe durante esse período?
É recomendado definir e implantar suas estratégias empresariais. Para isso faça a análise do ambiente de negócios onde sua empresa está inserida, que aproveitem essas oportunidades, explorem potencialidades, criem valores, sejam sustentáveis e diferenciadas.
Crie objetivos e estabeleça um plano de ações para estipular metas possíveis, em consonância com a realidade do mercado, monitorar se o plano está sendo seguido – caso contrário, redirecionar as ações, verificar se o plano de marketing está atingindo seu público-alvo, e rever as condições de vendas e de compras, adequando-as à realidade do mercado.
Abaixo, listamos ainda alguns passos mais imediatos para sair da crise:
- Renegociação de Dívidas
Saia do efeito “bola de neve”, pois os juros aumentam consideravelmente e impactam na dívida total. Procure os bancos e credores para renegociar as dívidas, aumentando os prazos e reduzindo os juros. Dessa forma, é possível adequar seu fluxo de caixa para pagar o valor requerido sem necessidade de recorrer a novos empréstimos ou declarar falência em casos mais extremos.
Se a empresa não possui muitas dívidas e pode suportar investimentos, é possível diversificar produtos e/ou serviços, investir em BI (Business Intelligence – Inteligência de Negócios) ou implementar campanhas de marketing.
- Corte de Despesas
O estoque movimenta muito dinheiro. Planeje-o para evitar compras de emergência para economizar e evitar a lata de produtos essenciais aos negócios.
Pesquise no mercado as empresas de telefonia e de internet e procure as melhores ofertas visando a economia desses custos na empresa.
Use serviços de armazenamento na nuvem, como Google Drive e Dropbox, visando reduzir gasto nos processos administrativos, como o papel e tempo, além de assegurar maior segurança.
Utilize como marketing de sua empresa a publicidade digital por meio das redes sociais, sites corporativos, newsletters, anúncios em sites de Delivery. Além de mais econômicos foca diretamente sua publicidade ao público-alvo desejado, bem como melhores resultados com a conversão em vendas.
- Recuperação administrativa de tributos pagos indevidamente
Neste momento de crise, você pode estar apurando os tributos da empresa equivocadamente e pagando mais impostos do que deveria, prejudicando a competitividade e até inviabilizando o seu negócio.
Mas como recuperar tributos pagos indevidamente?
A legislação permite que a empresa recupere esses tributos pagos a mais de forma administrativa, dos últimos cinco anos, sem recorrer ao judiciário, corrigidos monetariamente, diretamente com a Receita Federal do Brasil.
São os seguintes ramos de empresas no regime do simples nacional que podem se beneficiar:
Setor de alimentação: restaurantes, lanchonetes, fast food, padarias e bares;
Comércio: mercados, supermercados, lojas de conveniência e peixarias;
Outros: farmácias, drogarias, perfumarias, pet shops, revenda de autopeças, pneus e distribuidor de gás.
Mais detalhes sobre essa recuperação poderá ser encontrada no link: https://dallet.com.br/como-recuperar-tributos-pagos-indevidamente-por-empresas-do-simples-nacional/
Se a sua empresa está no regime do lucro presumido ou do lucro real, é possível a recuperação de tributos pagos indevidamente ou a mais, para mais informações, veja o site www.teselegal.com.br.
- Medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade
São as estabelecidas na MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020. saiba mais detalhes de como proceder para preservar sua empresa e sua equipe, veja o link http://teselegal.com.br/saiba-sobre-as-medidas-trabalhistas-para-enfrentar-corona-virus/
Assim, com essas informações, você pode tomar decisões importantes para proteger sua empresa e sua equipe de trabalho.
Se gostou do texto compartilhe nas redes sociais e ajude outras pessoas a superarem a crise!
You must be logged in to post a comment.